Prefeita assina Ordens de Serviço para reforma de três escolas nas comunidades rurais de Igreja Nova

A Prefeita de Igreja Nova, Vera Dantas, e o Secretário Municipal de Educação, Ricardo Costa, assinaram, nesta quinta-feira (06), as Ordens de Serviço (OS) para reforma e manutenção das Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental Manoel dos Santos Filho,  no Povoado Itapicuru, Oceano Carleal, no Povoado Conceição, e Marechal Floriano Peixoto, no Cabo do Pasto. As escolas serão reformadas com os recursos dos 40% do precatório do Fundef, destinados à manutenção e desenvolvimento da educação infantil e fundamental. Participaram das solenidades, o vice-prefeito Manoel Mateus, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Márcio Tenório, líderes comunitários, vereadores, professores, coordenadores, pais e alunos.
As três escolas contempladas neste primeiro momento foram escolhidas por se tratarem de prédios mais antigos, fora do padrão das demais existentes no Município. A Escola Manoel dos Santos Filho atende 81 crianças das comunidades do Itapicuru, Sítio Cedro e Ilha das Antas, nos turnos matutino e vespertino. A Oceano Carleal tem 150 alunos que moram no Conceição, Malambá, Curral do Meio, Curral de Cima e Sete Casas. Na Escola Marechal Floriano Peixoto estudam 130 crianças dos Povoados Cabo do Pasto, Timbó e Rio da Posse.
O Secretário Ricardo Costa acredita que a melhoria da estrutura física trará mais comodidade para professores e alunos, estimulando nas crianças o interesse em ir para a escola. Ricardo pediu às famílias que observem e acompanhem o desempenho escolar das crianças, enfatizando que a maior riqueza que se pode deixar para um filho é o conhecimento.
A Prefeita Vera Dantas disse estar feliz com a oportunidade de puder contribuir para o desenvolvimento destes que representam o futuro, reforçou a importância dos pais na vida escolar e relembrou quando esteve nas escolas no início do ano passado. “Quando assumo um compromisso, não deixo pela metade”, afirmou a Prefeita.
O Secretário de Infraestrutura, Márcio Tenório, que participou da assinatura da ordem de serviço da Escola Marechal Floriano Peixoto, garantiu a fiscalização das obras por parte do corpo técnico da Secretaria. “Vamos fazer uma obra de qualidade, como vocês já conhecem (…). A empresa que vai executar a obra será fiscalizada por nós”, afirmou o Secretário, que na oportunidade anunciou a construção de uma praça e uma quadra de esportes, por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF, e a reforma da feira de gado, no Povoado Cabo do Pasto, construída pelo ex-prefeito Dr. Neiwton Silva.
Com as reformas as escolas serão adequadas aos padrões exigidos pelo Ministério da Educação – MEC. Contemplando acessibilidade, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, piso granilite de alta resistência, forro de PVC, revisão elétrica e hidráulica, climatização e adequação a comunicação visual implantada pela Prefeitura. De acordo com o engenheiro e representante da empresa responsável pelas obras, Bergson Araújo, os trabalhos devem ser iniciados na próxima segunda-feira, 10 de setembro, e concluídos em 150 dias. A ideia é que o ano letivo de 2019 se inicie com as escolas reformadas.