Município de Igreja Nova promove oficina de confecção de adereços para o Guerreiro do Povoado Fleixeiras

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e lazer juntou-se a equipe do Guerreiro da Mestra Elísia para confeccionar trajes e enfeites indispensáveis nas apresentações.

A Prefeitura de Igreja Nova, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, visando incrementar os folguedos e fomentar a cultura local, realizou neste sábado (11) uma “Oficina para confecções de adereços do Guerreiro do Povoado Fleixeiras”.

Guerreiro é um folguedo natalino surgido em Alagoas entre os anos de 1927 e 1929, sendo o resultado da fusão de Reisados alagoanos, da Chegança, dos Pastoris e do Auto das Caboclinhas.

Segundo Luiz Fernando, responsável pela oficina, participaram do curso as crianças, jovens e adultos. O Município doou os materiais e os próprios participantes do grupo sentados no terreiro da casa de um dos integrantes construíram os adereços que vão embelezar as próximas apresentações do Guerreiro da Mestra Elísia. A ideia é que os participantes aprendam a fazer tudo que é preciso para as apresentações, sejam protagonistas da própria história e a tradição seja mantida nas futuras gerações.