Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Saúde

Saúde: capacitação em leishmaniose para agentes de endemias

Publicação: quinta, 04 de julho de 2019

De 1 a 5 de julho, os agentes de endemias de Igreja Nova passam por capacitação em leishmaniose visceral, a popular calazar, ministrada pelos técnicos da Secretaria de Saúde do Estado: Rafael Matos, Charles Sapucaia, Antônio André e Leonardo Ewerton. O curso tem como objetivo a manutenção do programa de combate ao calazar no município. As aulas práticas estão acontecendo nos povoados Pescocinho 1 e Cassimiro, com a realização de testes rápidos em cães, coleta de sangue e instalação de armadilhas para captura do mosquito transmissor.
A leishmaniose não é transmitida de uma pessoa para outra, nem do animal para o homem, a transmissão se dá pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis), mas cães, roedores e outros animais são reservatório do protozoário, fonte de infecção para o mosquito. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Josiene dos Santos, em Igreja Nova, só houve registro de um caso da doença, há alguns anos. Os principais sintomas são feridas, febre intermitente, fraqueza, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios e diarreia.