Quilombolas de Igreja Nova é pauta de programa da Globo

No Dia da Consciência Negra (20 de novembro), as mulheres quilombolas do Povoado Sapé foram destaque na programação da TV Globo. O trabalho desenvolvido por elas para manter viva a cultura dos quilombos e gerar renda, foi pauta do programa “É de Casa”, na manhã do último sábado.

A presidente da associação “Mulheres Guerreiras”, Maria Quitéria, foi entrevistada pela repórter da Globo e contou um pouco da história do grupo de mulheres, que produz gêneros alimentícios utilizando a macaxeira como matéria prima principal; do processo de produção, que vai desde o plantio ao produto final (bolos, sequilhos, tapiocas); e como, através do resgate cultural elas enxergaram a possibilidade de sustento da família.

O Programa destacou a força da mulher negra e a importância da tradição para as comunidades quilombolas. Durante a entrevista foram exibidas imagens das mulheres na roça, no benefiamento da macaxeira, na produção e comercialização dos alimentos.