Conecte-se Conosco

Agricultura

Programa de Aquisição de Alimentos promove o desenvolvimento da agricultura familiar e dos produtores locais

Publicado

em

A Prefeitura de Igreja Nova em parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater vai beneficiar 59 agricultores familiares e produtores locais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que objetiva a promoção e o incentivo da agricultura familiar e o acesso à alimentação. É a primeira edição do Programa em Igreja Nova e inicialmente só o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi cadastrado e receberá a mercadoria adquirida pela Emater. A entrega aconteceu na última segunda-feira (10).

O PAA compra alimentos da agricultura familiar e de produtores locais para distribuição a instituições beneficentes, escolas, hospitais, dentre outros segmentos, cadastrados no Programa. Em Igreja Nova, o responsável pelo cadastramento é o engenheiro agrônomo, William Rodrigues, que enfatiza a importância do Programa para o escoamento da produção local. “Os agricultores têm dificuldades com os atravessadores que compram por um preço bem abaixo do mercado. PAA paga um preço justo”, explicou.

Para ser fornecedor, o produtor precisa ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e produzir os alimentos que compõem a lista de compras do PAA, como ovo, bolo, doce, macaxeira, banana, mamão e tomate. O apoio às ações e programas de desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos produtores contribui na geração de emprego e renda para o homem do campo, além de impulsionar a economia local.

A parceria do governo estadual com o município conta com a contrapartida da Prefeitura no que se refere a transporte e logística, viabilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura. A primeira “doação” para o CAPS somou uma tonelada e meia de alimentos, um montante de R$ 4.698,00. A frequência das entregas depende da demanda das instituições beneficiadas, no caso do CAPS será quinzenalmente. Outras entidades municipais estão em processo de aprovação de cadastro.

SECOM

 

 

 

 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.