Agricultura

Programa de Aquisição de Alimentos promove o desenvolvimento da agricultura familiar e dos produtores locais

A Prefeitura de Igreja Nova em parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater vai beneficiar 59 agricultores familiares e produtores locais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que objetiva a promoção e o incentivo da agricultura familiar e o acesso à alimentação. É a primeira edição do Programa em Igreja Nova e inicialmente só o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi cadastrado e receberá a mercadoria adquirida pela Emater. A entrega aconteceu na última segunda-feira (10).

O PAA compra alimentos da agricultura familiar e de produtores locais para distribuição a instituições beneficentes, escolas, hospitais, dentre outros segmentos, cadastrados no Programa. Em Igreja Nova, o responsável pelo cadastramento é o engenheiro agrônomo, William Rodrigues, que enfatiza a importância do Programa para o escoamento da produção local. “Os agricultores têm dificuldades com os atravessadores que compram por um preço bem abaixo do mercado. PAA paga um preço justo”, explicou.

Para ser fornecedor, o produtor precisa ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e produzir os alimentos que compõem a lista de compras do PAA, como ovo, bolo, doce, macaxeira, banana, mamão e tomate. O apoio às ações e programas de desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos produtores contribui na geração de emprego e renda para o homem do campo, além de impulsionar a economia local.

A parceria do governo estadual com o município conta com a contrapartida da Prefeitura no que se refere a transporte e logística, viabilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura. A primeira “doação” para o CAPS somou uma tonelada e meia de alimentos, um montante de R$ 4.698,00. A frequência das entregas depende da demanda das instituições beneficiadas, no caso do CAPS será quinzenalmente. Outras entidades municipais estão em processo de aprovação de cadastro.