Notícias

Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Assistência Social

Primeira Semana do Bebê de Igreja Nova

Publicação: quarta, 30 de janeiro de 2019

“Todos juntos pela primeira infância” é o tema da Semana do Bebê de Igreja Nova, que teve sua abertura oficial na manhã desta terça-feira (29), no Clube Scrin. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, em parceria com a coordenação do Selo Unicef, tem como objetivo reforçar a importância do pré-natal, do aleitamento materno exclusivo e dos cuidados na primeira infância. A Prefeita Vera Dantas, o vice-prefeito, Manoel Mateus, as Secretarias Mônica Dantas, da Saúde, e de Assistência Social, Rosenilda Santos; o médico e ex-secretário de saúde, Eduardo Arruda, e os vereadores Marivaldo da Silva e Messias dos Santos, compuseram a mesa de abertura.
As atividades se iniciaram na segunda (28) com uma palestra sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na Adolescência, ministrada pela psicóloga Edilene Oliveira, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Povado Chinaré. Hoje, as gestantes, cerca de oitenta, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre amamentação exclusiva até os seis meses, alimentação saudável e suas influências na saúde do bebê, o direito ao parto humanizado, a importância do pré-natal e saúde oral materno infantil, além de uma apresentação sobre o Programa Criança Feliz.
A secretária de saúde, Mônica Dantas, lembrou que graças a um trabalho já realizado em prol do pré-natal, Igreja Nova recebeu o reconhecimento do Governo do Estado pela redução de 80% na mortalidade infantil em 2017. “A saúde do seu bebê depende de um pré-natal bem feito”, falou. Já a secretaria de assistência social, Rosenilda Santos, destacou o Programa Criança Feliz que foi contemplado com um aumento de 100% pelo Governo Federal. “Esse Programa auxilia o despertar do aprendizado e a criança já chega à escola praticamente alfabetizada, e não é só a questão educacional, mas social também. Serão seres humanos melhores”, explicou a secretária.
As gestantes também participaram das oficinas de barriga de gesso, com a enfermeira obstétrica, Hilca Mariana, e de shantala, com o fisioterapeuta Ismair Simões; ganharam macacões paras as crianças de colo e para os bebês que ainda vão nascer; participarão do sorteio de um berço e de um “bolo” de fraldas; e as gestantes em idade gestacional entre 7 e 9 meses receberam kit maternidade. Ainda durante o evento, a prefeita entregou o título de “bebê prefeito” a Aldo Luiz, nascido no último sábado (26), de parto normal, e com todas as consultas de pré-natal realizadas pela mãe Silmara Leandro.
A programação da primeira semana do bebê de Igreja Nova segue com palestra nas unidades de saúde sobre Cuidados com a Gestante, na quarta (30), e Amamentação, na quinta (31).

SECOM

GALERIA DE FOTOS

MATERIAS RELACIONADAS