Notícias

Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Prefeitura promove Noite Cultural pelos 127 anos de Igreja Nova

Publicação: quarta, 15 de maio de 2019

A Prefeitura de Igreja Nova promoveu, na segunda-feira (13), uma Noite Cultural em comemoração aos 127 anos de emancipação política da cidade. Uma oportunidade de descobrir talentos, mostrar as belezas da cidade, através do 1º Concurso de Fotografia Igreja Nova para se Apaixonar; manter viva a cultura e promover entretenimento com exposição de artesanato, vindos dos povoados Flexeiras, Palmeira dos Negros e Tabuleiro; e as apresentações da banda de Pífanos Padre Cícero e do Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Foi uma noite para exaltar o igreja-novense, valorizar a expressão artística produzida na cidade e homenagear o município e sua gente, que muitas vezes fica esquecida na vida corrida, no dia a dia. Os três primeiros colocados no concurso de fotografia foram escolhidos por melhor representar Igreja Nova com apenas uma imagem. Wesley Silva, o grande vencedor, retratou o trabalhador do campo; Karine Vitória levou o segundo lugar com a imagem de uma criança brincando; e, em terceiro lugar, Fernanda Vital trouxe a foto de uma casa emblemática para o município, que segundo a lenda é mal assombrada. O anúncio dos ganhadores foi feito pela Prefeita Vera Dantas que parabenizou todos os participantes.
“Estão de parabéns, as fotografias são belíssimas. Eu fico feliz só em saber que temos em Igreja Nova tantos artistas. Infelizmente apenas três são premiados, mas nosso maior prêmio são essas fotos maravilhosas”, disse a Prefeita.
O coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do povoado Cajueiro, abriu a noite com a interpretação de duas músicas em homenagem à cidade: Era uma vez, da cantora Kell Smith, e a paródia da música “É o amor”, de Zezé Di Camargo e Luciano. Uma linda apresentação que rendeu um convite da Prefeita Vera Dantas: “Eu gostaria de parabenizá-los, dizer que foi lindo, vocês cantaram divinamente, e pedir para que se apresentem novamente no dia 16 de maio, após o hasteamento das bandeiras”. O convite foi aceito pelo grupo de jovens que participam da oficina de música ofertada pelo município, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e ministrada pelo músico Marcelo Francisco.
Para os músicos da banda de pífanos Padre Cícero, da Chã da Perucaba, é uma honra puder participar dos festejos do aniversário da cidade. “Eu amo Igreja Nova, tenho orgulho de ser filho da cidade, e pra mim é lindo tocar na festa da emancipação”, declarou Darci Júlio dos Santos, tocador há trinta anos. Além de seu Darci, o grupo conta com mais 3 integrantes, todos igreja-novenses: Josenildo dos Santos Batista, José Enoque dos Santos e Antônio Muniz dos Santos.
O artesanato, vindo dos povoados Palmeira dos Negros, Flexeiras e Tabuleiro, despertou o interesse dos visitantes em adquirir as peças expostas. Tinham desde artigos em palha e barro, como bonecas de pano, lápis e canetas e cada item trazia a marca do artesão que o criou e um pouco da cultura da sua comunidade. De acordo com Luiz Fernando, da Secretaria de Cultura e grande idealizador da Noite Cultural, o artesanato que estava em exposição será comercializado durante a Feira da Agricultura Familiar, no dia 14 de maio.
A programação da Noite Cultural se encerrou com a banda de pífanos que tocou até cansar as canelas dos igreja-novenses.

SECOM

GALERIA DE FOTOS

MATERIAS RELACIONADAS