Prefeita Vera Dantas entrega trator e grade aradora a agricultores do Sapé

Os agricultores do Povoado Sapé, em Igreja Nova, realizaram um sonho antigo. Na última sexta-feira (21), a prefeita Vera Dantas entregou à comunidade um trator e uma grade aradora, doados pelo Governo do Estado. As máquinas representam um ganho importante para o aumento da produção e da renda dos produtores daquela localidade. O trator ficará sob os cuidados da Associação de Remanescentes Quilombolas Nova Esperança, mas atenderá também a Associação Familiar Remanescentes Quilombolas (FRQ).
“A documentação de doação está no nome da Nova Esperança, porque só pode fazer em nome de uma, mas a máquina é para uso das duas Associações”, afirmou a prefeita Vera Dantas, que pediu união da comunidade : “Ninguém é forte sozinho, somos uma corrente e ela não pode se quebrar, se quebrar, fica mais difícil”.
A comunidade do Sapé vive basicamente da agricultura, do cultivo de feijão, milho e mandioca. “Nosso trabalho é muito braçal. Para produzir mais é necessário tecnologia, sem ela a gente produz pouco. Esse trator e a agrade aradora serão de grande importância para o aumento da produção”, disse Genilson Cirilo, presidente da Associação Nova Esperança. Para o Presidente da FRQ, Edanldo Pereira, “é um privilégio para a comunidade receber o maquinário”. Ambas as associações possuem 100 filiados que se beneficiarão com a doação da máquina.
O secretário de agricultura, Aureliano Almeida Dias Neto, aproveitou a oportunidade para lembrar a comunidade que o primeiro trator que chegou para o município foi inaugurado na limpeza da lagoa do Sapé. “Quando assumi a Secretaria de Agricultura não havia uma máquina para atender as necessidades do homem do campo. Hoje temos 3, e a primeira foi inaugurada aqui. A grande luta do governo, agora, e minha enquanto Secretário, será na aquisição de implementos”, contou Aureliano.
O ex-prefeito Neiwton Silva participou da solenidade de entrega e destacou o potencial de Igreja Nova para produção agrícola e pecuária. “O solo, o clima e a água são propícios para o cultivo de diversas culturas (…). Somos o 5º produtor de gado nelore e o 3º maior em rebanho de corte de Alagoas”.
A Prefeita definiu o dia como glorioso, pela conquista de um bem muito esperado, e agradeceu o empenho da secretária de gabinete, Carla Dantas, na concretização do sonho do povo Sapé. Participaram do evento os vereadores Názio da Silva, líder daquela comunidade, Gaguinho, Alando Lima e Calango.