Notícias

Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Educação

Mutirão da Saúde e reinauguração de escolas marcam comemorações pelos 127 anos de Igreja Nova

Publicação: quarta, 15 de maio de 2019

A programação da terça-feira (14), em comemoração aos 127 anos de Igreja Nova, foi extensa, começando com um mutirão da Secretaria Municipal de Saúde, que atendeu cerca de 500 pessoas em diversas especialidades e finalizando com a reinauguração de duas escolas municipais nos povoados Cabo do Pasto e Conceição. A prefeita Vera Dantas, o vice-prefeito, Manoel Mateus, e o secretário de Educação, Ricardo Costa, participaram das solenidades nas escolas, que também contou com a presença do ex-prefeito, Neiwton Silva, do presidente da Câmara Municipal, Alando Lima, e dos vereadores Manoel Messias, Damião Lázaro, Cidário dos Santos, Marivaldo da Silva, André Santos, Názio da Silva, José Romualdo e Maria Lenilda.

O mutirão, assim como o Projeto Saúde Presente nas Comunidades, trouxe médicos especialistas: oftalmologista, cardiologista, dermatologista, otorrinolaringologista, ortopedista e ginecologista, além de contar com o reforço importante do caminhão Amigos do Peito, que realizou mamografias. Também foram ofertados exames laboratoriais e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Nas consultas oftalmológicas, quando detectada a catarata, o paciente já fazia o exame na hora e saia com a cirurgia marcada. Para a secretária de Saúde, Mônica Dantas, essa ação é muito importante para os usuários da saúde pública no município, não só pela oferta de consultas com especialistas, mas pelo acesso ao exame de mamografia como pela possibilidade de sair da consulta oftalmológica com a cirurgia de catarata agendada.

Na parte da tarde, a Prefeita Vera Dantas e o vice-prefeito, Manoel Mateus, reinauguraram as escolas municipais Marechal Floriano Peixoto, no povoado Cabo do Pasto, e Oceano Carleal, no povoado Conceição. As escolas passaram por reforma e ganharam mobília nova, agradando os estudantes. “As novas cadeiras são mais confortáveis, a sala está bonita e com os ventiladores, que antes não tinham, vai ser muito bom”, disse Rodney Santos Silva, de 8 anos, aluno da Escola Marechal Floriano Peixoto. Para a mãe de Rodney, Janaína Cristina, a iniciativa da Prefeita em deixar todas as escolas do município no mesmo padrão, com espaço para a criança brincar, salas atrativas e arejadas, beneficia toda a comunidade já que educação é o principal pilar da sociedade.

A Escola Municipal de Educação Básica Oceano Carleal atende 150 alunos que moram nos povoados Conceição, Malambá, Curral do Meio, Curral de Cima e Sete Casas e na escola Marechal Floriano Peixoto estudam 130 crianças, das comunidades do Cabo do Pasto, Timbó e Rio da Posse. As reformas contemplaram acessibilidade total, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, piso granilite de alta resistência, forro de pvc, revisão elétrica e hidráulica, climatização e adequação a comunicação visual implantada pela Prefeitura.

De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Costa, as aulas nas duas escolas começam na próxima segunda-feira, dia 20 de maio. Durante a reforma as aulas eram ministradas em prédios alugados pela Prefeitura. “Estamos muito felizes, pois até a próxima quinta-feira (16), estaremos com todas as escolas da rede municipal de Igreja Nova com a melhor estrutura física que poderíamos oferecer para nossos alunos. Ambiente agradável, pensado para proporcionar conforto e o interesse do alunado em estudar”, declarou Ricardo, que pediu às famílias para observar e acompanhar o desempenho escolar das crianças, enfatizando que a maior riqueza que se pode deixar para um filho é o conhecimento.

A Prefeita Vera Dantas reforçou seu compromisso com a educação de Igreja Nova e relembrou o dia em que assinou a ordem de serviço para as reformas, em setembro de 2018, se comprometendo a entregar em 2019. “Aqui estou novamente, desta vez para entregar à comunidade uma escola dentro do que acreditamos ser digno e propício ao ensino. Eu confio no poder transformador da educação e por isso investimos na melhoria da infraestrutura para a realização de atividades pedagógicas e lúdicas que atraem os estudantes”.

A Prefeita recebeu os parabéns da comunidade e ouviu um sonoro “gratidão”, da diretora da escola Marechal Floriano Peixoto, Andréa Ferreira.  O ex-prefeito, Neiwton Silva, que também prestigiou o evento, destacou os esforços da gestão para ofertar os melhores serviços para os igreja-novenses e o vereador Alando Lima relembrou que a comunidade do Conceição também foi beneficiada com a implantação de um posto de saúde, no fina de 2018.

As comemorações pelos 127 anos de Igreja Nova continuam, e no dia 16, data do aniversário, serão entregues outras obras, incluindo uma escola no povoado Itapicuru e dois postos de saúde, um no povoado Serraria e outro no São José.

SECOM

GALERIA DE FOTOS

MATERIAS RELACIONADAS