III Conferência Municipal de Educação de Igreja Nova contou com a participação de pais e alunos nos debates

A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas públicas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica, foi o tema da III Conferência Municipal de Educação de Igreja Nova (CONFMEIN) promovida pela Secretaria Municipal de Educação na última sexta-feira. Professores, alunos e pais participaram do debate.

A CONFMEIN trabalhou 8 eixos temáticos:  I- O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração e regulação da educação;   II- Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; III- Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; IV- Planos decenais, SNE e democratização da educação : acesso, permanência e gestão; V-Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; VI- Planos decenais, SNE, políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; VII- Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; VIII- Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão,  transparência e controle social.

Os eixos foram trabalhados em grupo e as propostas apresentadas ao final do dia. O mestre em educação e membro da diretoria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Luiz Carlos de Oliveira, conduziu os trabalhos durante toda a Conferência. A Prefeita de Igreja Nova, Verônica Dantas, prestigiou o evento.