Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Gabinete Civil

IBGE realiza reunião para planejamento do Censo 2020

Publicação: quinta, 05 de setembro de 2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, nesta quinta (4), a 1º Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 de Igreja Nova. O encontro aconteceu na Escola Antony Moura e reuniu representantes do executivo, com a presença da prefeita Vera Dantas e do secretariado municipal; do legislativo, com os vereadores Cidário dos Santos, Marivaldo da Silva e André Santos; e da sociedade, representada pelos líderes comunitários.

O coordenador das atividades do Censo do IBGE da agência Penedo, Alcides Bruno, que conduziu a apresentação, informou que o encontro é uma preparação para que os cidadãos igrejanovenses estejam abertos a receber a visita dos recenseadores no próximo ano, e ainda divulgar o Processo Seletivo Simplificado (PSS) que selecionará recenseadores, coordenadores e supervisores. Em Igreja Nova serão 19 recenseadores para atender aproximadamente 6.632 domicílios, conforme estimativa do Instituto. Eles percorrerão o município de agosto a outubro de 2020. “São dois tipos de questionários: um por amostra, com 76 quesitos e outro básico, com 26. Quarenta por cento da população responderá ao mais completo e sessenta por cento ao mais simples”, explicou Alcides.

O censo acontece a cada dez anos e tem como objetivo saber “quantos somos, como somos e como vivemos”. São estas informações que vão traçar o retrato da sociedade brasileira e dar o norte para o Governo planejar ações e políticas públicas. Um exemplo da necessidade de se ter esses dados é o cálculo da alíquota de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é feito de acordo com o número de habitantes, dentre outros critérios. Por isso a importância de não se negar a receber o recenseador e responder ao questionário de acordo com a realidade. Além do Governo, as instituições privadas também se utilizam dos dados do IBGE.

Para a realização do Censo, a Prefeitura vai disponibilizar um local com infraestrutura onde será instalado o Posto de Coleta, iniciar um trabalho de conscientização com a população, e ajudar na divulgação do PSS, que será realizado em três etapas: coordenador censitário de subárea, realizado no início deste mês; agente censitário municipal e agente censitário supervisor, em fevereiro de 2020; recenseador em março de 2020. Para os interessados em trabalhar no Censo, é preciso aguardar a publicação do edital e acompanhar as etapas no endereço eletrônico censo2020.ibge.gov.br.