Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Educação

Estudantes farão teste de fluência em leitura

Publicação: quarta, 11 de março de 2020

Os alunos do 2° ano do ensino fundamental passarão por uma Avaliação de Fluência em Leitura, desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). O teste vem sendo utilizado pelo Ministério da Educação, no Programa Mais Alfabetização, para avaliar o desempenho dos estudantes.  Em Igreja Nova, as técnicas da Secretaria de Educação, Gerlany de Vasconcelos e Rita de Cássia, passaram por treinamento para uso do sistema de avaliação, na 9° Gerência Regional de Educação (GERE), em Penedo.

A aplicação é oral. Os alunos irão ler palavras, pseudopalavras e textos, que serão gravados e inseridos no sistema. As avaliações serão nas escolas e acontece de 24 de março a 3 de abril. No Estado, mais de 40 mil estudantes serão avaliados. Com base nos dados, o Programa objetiva aprimorar a aprendizagem e as habilidades dos estudantes para fortalecer a educação pública.