Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Assistência Social

Conferência de Assistência Social discutiu a política assistencial no Brasil

Publicação: quarta, 11 de setembro de 2019

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social, a 10º Conferência Municipal de Assistência Social, nesta quarta-feira (11), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Povoado Palmeira dos Negros. Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, a população avaliou a política de assistência social e tratou do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A secretária de Gabinete, Carla Dantas; a secretária de Assistência Social, Rosenilda dos Santos; o presidente do CMAS, Luiz Fernando; e a representante da comunidade, Marta Regina, compuseram a mesa de honra.

Com debates e propostas, os participantes trabalharam três eixos temáticos: Assistência Social é um Direito do Cidadão e Dever do Estado; Financiamento do SUAS; Democracia e Controle Social do SUAS. A assistente social, Luana Fagundes, apresentou os temas, fez uma explanação sobre recursos e um apanhado histórico da Assistência Social no Brasil, contextualizando os eixos abordados. Ao final dos grupos de trabalho foram escolhidas oito propostas, que serão levadas a XII Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no dia 31 de outubro, em Maceió, e escolhidos os delegados que representarão Igreja Nova: Luiz Fernando e Marta Regina, titulares; Luana Fagundes e Maria Claudevânia, suplentes.

Palmeira dos Negros foi escolhida para o evento por sediar o CRAS e ter o maior número de programas e projetos em funcionamento, com grande participação da comunidade. “Queríamos falar para vocês, usuários, para que saibam a realidade da assistência social no Brasil e no nosso município. Noventa por cento da assistência é financiada pelo Governo Federal e hoje temos programas que estão há um ano sem receber recursos”, explicou Rosenilda.

Cerca de 120 pessoas participaram do evento.  A Prefeitura disponibilizou transporte até o local.