Comunidade da Perucaba promove Festa do Mastro

Tradição há mais de 80 anos a Festa do Mastro do povoado Perucaba é uma preparação para os festejos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição realizada todos os anos pela comunidade. O hasteamento do mastro aconteceu no último domingo, 20 de janeiro, e contou com uma multidão na procissão que levou o pau, de cerca de 20 metros, da mata até a frente da Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, onde é hasteado uma espécie de standart com imagem da santa que dá nome a festa.
A cerimônia de colocação do mastro é tão importante para a população da Perucaba quanto a festa para Nossa Senhora da Imaculada Conceição, realizada nos dias 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro em agradecimento ao milagre da cura da varíola que assolou a comunidade há décadas e quase extinguiu o povoado. No período que compreende a colocação do mastro até o dia dos festejos, cerca de 15 dias, a paróquia local realiza atividades diárias em preparação para a festa.
Este ano, a festa terá como atrações Marcelo Topadinho, no dia 30, Esquadrão Vip e Dudu Moral, no dia 31, e Banda Fascínio e Arnaldo Neto, dia 01.