Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Comunicação

Atletas de Igreja Nova são convocados para o mundial de Karatê

Publicação: quarta, 10 de julho de 2019

Igreja Nova terá dois representantes no Campeonato Mundial de Karatê IKU 2019. Kawan Matheus e Júlio Leandro foram convocados pela Federação Alagoana de Karatê Shotokan II para participarem do evento, que este ano será realizado em Fortaleza, de 17 a 20 de outubro. O talento dos atletas foi descoberto durante a Copinha Ronakan de Karatê, realizada em junho, no município. Júlio foi aluno das oficinas de karatê ofertadas pela Prefeitura e ministradas pelo mestre e faixa preta, Ronaldo Luiz, que dá continuidade ao projeto com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e toca uma academia particular, onde Kawan treina.

Júlio Leandro começou no esporte em 2007, nas oficinas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), hoje extinto. Ronaldo lembra de sua dedicação desde pequeno e comemora a volta do jovem para o esporte. Após anos afastado, ele foi resgatado pelo treinador para fazer parte de um projeto social e junto com Kawan Matheus, campeão da Copa Penedense de Karatê, vem se destacando pela habilidade e comprometimento.

Apesar do grande potencial dos atletas igreja-novenses, eles ainda precisam conseguir patrocínio para custear as despesas do evento: inscrição, uniforme, passagem, hospedagem e alimentação. A Prefeitura vai patrocinar parte das despesas, agora eles contam com a ajuda de pessoas que acreditem no esporte e no talento deles para que o sonho de participar do mundial se concretize. Júlio e Kawan vão disputar a categoria sênior, de 18 a 40 anos, com atletas do mundo todo.

A Prefeitura de Igreja Nova, por meio da Secretaria de Assistência Social, busca oportunizar ao maior número de crianças o acesso ao esporte e tem gerado bons frutos, como o visto na Copinha Ronakan, onde crianças e jovens do SCFV subiram ao pódio em 6 das 20 categorias disputadas. "A Prefeita Vera Dantas acredita no poder transformador do esporte e é uma grande apoiadora e incentivadora do karatê em Igreja Nova. Eu fiquei muito feliz com a retomada das oficinas para as crianças do SCFV, que ficaram suspensas por quatro anos, a melhora no desempenho escolar e na vida social é muito significativa", falou Ronaldo Luiz.