Prefeitura de Igreja Nova - Notícias - Assistência Social

Adolescentes do SCFV promovem ações de conscientização nas comunidades

Publicação: quinta, 12 de dezembro de 2019

Os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Palmeira dos Negros, foram convidados a fazerem intervenções em suas comunidades, utilizando os ensinamentos adquiridos nos eixos transversais trabalhados pelo programa durante o ano de 2019. As ações aconteceram nos dias 2 e 5 de dezembro, nos povoados Palmeira dos Negros, Chinaré e Cajueiro e contou com palestras e panfletagens.
Com base nos eixos (Juventude e Direitos Humanos e Socioassistenciais; Juventude e Saúde; Juventude e Meio Ambiente; Juventude e Trabalho; Juventude e Cultura; Juventude e Esporte e Lazer), no conhecimento acumulado, nos valores éticos e no conhecimento social e histórico adquirido, os adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, trabalharam os temas: "Drogas: a vida vale mais"; "Alcoolismo na Juventude: um problema social"; "Gravidez na Adolescência: informar e prevenir". As pautas foram escolhidas a partir de um diagnóstico prévio, realizado por eles, nas comunidades.
A coordenadora do CRAS, Rafaela Garcia, explicou que o SCFV buscou ultrapassar a escolaridade padrão para despertar o olhar crítico e incentivar o protagonismo juvenil, e assim possam atuar como cidadãos de direito, comprometidos com a transformação social. "Eu me orgulho muito da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no município de Igreja Nova, pois, diferente de outros municípios, mesmo diante de muitas dificuldades, nós seguimos à risca o traçado metodológico e conseguimos visualizar resultados", declarou Rafaela.
Os projetos foram planejados e executados pelos jovens e conseguiram mobilizar as comunidades. As palestras foram ministradas nos espaços dos SCFV.